3 - Tomada de decisão

Simon trata o processo decisório numa perspectiva de racionalidade limitada, diferente da visão clássica em que as decisões visavam o ótimo como a única maneira certa de fazer as coisas. As ideias de Simon foram inspiradas no livro de Chester Barnard, As Funções do Executivo. A transição entre a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Comportamental representa o marco histórico da Teoria Organizacional. Preocupa-se com o ambiente externo, por utilizar uma estrutura conceitual atual da Abordagem Sistêmica ou Teoria de Sistemas.

James March e Herbert Simon compartilham as ideias de Chester Barnard e as aprofundam. Para eles, a pesquisa sobre o comportamento nas organizações é diferente do modelo clássico, que trata os participantes humanos como máquinas:


"Vimos que o modelo de máquina para o comportamento humano tende a fazer omissão da diversidade de papéis que o participante desempenha simultaneamente, deixando, outrossim, de dar solução eficaz aos problemas de coordenação desses papéis. Deve ficar óbvio, acima de tudo, que a ação dos supervisores, quando se baseia no ingênuo conceito do modelo da máquina, terá como resultado um comportamento que a organização deseja evitar". (MARCH & SIMON: 19 :120)