• Requalificação dos funcionários: a atual conjuntura está provocando também um deslocamento da mão-de-obra, da indústria para setores como o comércio e serviços. Tal processo envolve uma requalificação dos funcionários que perderam seus empregos, uma vez que as novas vagas exigem novas qualificações.

  • Qualidade total: foi incorporada pelos japoneses na organização administrativa que, além das técnicas, criaram também uma filosofia à qual, por mera coincidência, chamaram de Controle da Qualidade Total – TQC. Pode ser definido, segundo FEIGENBAUM, como (...) "um sistema eficaz de integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade para levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos que resultam em plena satisfação do consumidor"(1983). O TQC requer a participação de todas as divisões, inclusive de marketing, projeto, manufatura, inspeção e expedição.

A Qualidade total, segundo o European Foundation for Quality Management – EFQQM é caracterizada pelos seguintes fatores: excelência nos produtos; cultura da melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e transparente orientação para o mercado. A utilização e os ensinamentos da gestão da qualidade total, deu-se inicialmente nas empresas japonesas, após a Segunda Guerra Mundial, e foram ensinadas por Deming e Juran.