- Valorização da organização empreendedora ou empreendedorismo: algumas
consequências da modernidade, como: diminuição do tamanho das organizações,
aumento do desemprego no mercado formal de trabalho; foco do sistema
superior de ensino, voltado para a formação do profissional nas organizações;
perda ou fragilidade do emprego duradouro, até mesmo nas instituições
públicas, e rotatividade de cargos ou funções nas organizações modernas,
têm exigido um perfil profissional diferenciado, fazendo que o indivíduo
busque não só empregabilidade como também empreendedorismo.
- Cadeia de valores ou ênfase no cliente: são as atividades
agrupadas e relacionadas a serem desenvolvidas pela empresa para satisfazer
as necessidades dos clientes. Essas atividades iniciam-se com as relações
dos fornecedores, ciclos de produção e vendas até a fase de distribuição
para o consumidor final. Esse modelo baseia-se na metodologia utilizada
por McKinsey e aperfeiçoada e divulgada por Michael Porter, que consiste
em decompor as atividades em primárias e de suporte, que formam as cadeias
de valores. Essas atividades podem gerar dois tipos possíveis de vantagens
competitivas: liderança de custos e diferenciação em cada fase da cadeia
de valores.
Tem-se, também,
a preocupação com os riscos que alguns produtos podem causar aos clientes.
Nascendo, assim, legislações que protegem o consumidor, como o Código de
Defesa do Consumidor. Assim, as empresas são obrigadas a pensarem primeiramente
no cliente quando lançam qualquer produto no mercado. Outro ponto importante,
na relação Empresa e Cliente, é a disseminação de novas ideologias e princípios
da qualidade total e satisfação do cliente, que se tornaram palavras de
ordem no dicionário do administrador inovador, da era presente. |