TRANSCRIÇÃO LIVRE DO VÍDEO MUDAR OU MORRER

A única certeza estável neste século XXI é que tudo vai mudar. A mudança é a maior característica de nosso tempo. Ela é rápida, às vezes violenta. Os paradigmas que vigoraram durante décadas estão mudando. O sucesso hoje não significa nem garante o sucesso de amanhã. Mais do que nunca é preciso mudar com os novos tempos. Reinventar o nosso setor empresarial e a nossa empresa. Enfim, é tempo de ser diferente, criar, inovar, é tempo de mudar ou morrer.

Foi feita uma pesquisa com grandes empresários, pequenos empresários e médios empresários do Estado de São Paulo, com executivos, com funcionários de grandes empresas para saber quais as grandes mudanças para as empresas, para os funcionários, para a tecnologia, que acontecerão neste século XXI.

A maior mudança é a globalização. Não estaremos mais competindo com as empresas locais, nem somente com as empresas do Brasil ou do Mercosul, mas sim competindo globalmente. Esta visão global trás reforça também o caráter regional. Teremos que pensar globalmente e agir localmente. Isto significa que as empresas terão que se adaptar as formas de trabalho e legislações específicas de cada região, mas terão mesmo assim que pensar globalmente.

Uma segunda mudança é que a qualidade não será mais um diferencial competitivo. Ou você tem qualidade ou nem compete neste mercado, ou seja, as empresas que não tiverem qualidade já estarão mortas neste século XXI. O grande diferencial da empresa será a capacidade de reinventar o seu setor, oferecer produtos e serviços novos.

A quarta mudança é que as margens de comercialização serão cada vez menores. O tempo das margens elevadas acabou. O importante será ter uma produtividade cada vez maior. Só existirão duas maneiras de você vencer no mercado. A primeira maneira é se ter margens menores, alta produtividade, custos menores e com uma qualidade similar aos produtos dos concorrentes de forma a ter produtos 10%, 20% ou 30% mais baratos de forma a vencer a concorrência. A segunda forma é diferenciar o produto ou serviço de tal forma que o consumidor, mesmo sabendo que o seu produto é mais caro, decida pagar um preço prêmio pelo seu produto ou serviço.

Uma outra grande mudança que teremos é que os clientes serão cada vez menos fiéis, mais exigentes e cada vez mais fortes.

E sem dúvida a maior mudança para este século será o uso da tecnologia da informação. Será o uso da tecnologia de informação que fará vencedores e vencidos.