| LEARNING ORGANIZATION Estamos no tempo da learning organization – organização de aprendizagem. É uma empresa onde todos se sentem aprendendo a cada dia, onde todos se sentem crescendo a cada dia. Os seres humanos têm esta característica. O ser humano precisa sentir-se em constante aperfeiçoamento, esse é o principal fator motivador do ser humano. A organização de aprendizagem é uma organização onde todos participam em trabalhos em grupo (team work), desde a gestação da idéias, da análise dos problemas até a implementação da solução. Uma empresa que não for uma learning organization é uma empresa fadada ao sucesso, porque é importante que se entenda que cada vez mais fazer do nosso funcionário um colaborador, como nosso parceiro. As empresas têm que ser como universidades onde as pessoas respirem crescimento, desenvolvimento, emoção e todos se sintam cada vez mais participando e, principalmente, aprendendo. A estrutura da nova empresa é na verdade uma estrutura enxuta e voltada para o mercado, até mais voltada para o mercado do que para o cliente. Isto porque nem sempre o cliente sabe o que quer, porque nem sempre os clientes sabem até onde a tecnologia pode ir. Qual cliente imaginava até o desenvolvimento de celulares? Que cliente tinha pensado em colocar câmeras fotográficas nos celulares? Então cabe às empresas estar sempre inovando e criando novos serviços e produtos. Por isso a empresa deve estar voltada para o mercado, inclusive organizar-se internamente em função do mercado, principalmente os departamentos de vendas e marketing. Não tem sentido termos gerentes de produtos, como em uma empresa de cerveja, ter gerente de refrigerantes, gerentes de cerveja, etc. Há algum tempo atrás algumas empresas começaram a se organizar de forma a terem gerentes regionais, como gerente da região sul, gerente da região nordeste. Mas hoje, com a globalização, temos que pensar diferente. Nós temos que estruturar a nossa empresa de acordo com o segmento do cliente. Assim, no caso do exemplo da fábrica de cervejas, teríamos um gerente de supermercados, um gerente de pequenas lojas, etc. Estruturar as empresas de acordo com as opções de distribuição e logística vai ser o diferencial neste século XXI. Devemos acabar com a história de ficar olhando somente para os produtos, devemos olhar agora para o mercado. Assim, olhando para o nosso exemplo, podemos ver que o mercado de uma loja de conveniência é completamente diferente de um supermercado. A mesma pessoa que se relaciona com uma cadeia de supermercados não deverá ser a mesma que vai se relacionar com uma loja de conveniências. As empresas devem ser então cada vez mais enxutas, cada vez mais simples e cada vez mais ligadas aos clientes, na verdade, cada vez mais forte nas parcerias. |