III – A INTERNET

A revolução da rede mundial de computadores (web) está fazendo com que a sociedade participe das notícias disseminadas pelo mundo de forma mais rápida e, com isso, aumente seu nível de informação, tornando-a bem mais exigente. A informação não fica mais retida em bibliotecas, livros etc, tudo está disponível via Internet, e-mail e sistemas eletrônicos de comunicação (ICQ, Netmeeting etc.).
Seja amigo da Internet, do computador, da tecnologia da informação, das bases de dados, da mudança em todas as áreas do conhecimento. Interprete o sucesso das chamadas “empresas virtuais”, cujo uso da tecnologia da informação e a informática lhes garantem agilidade e eficiência nos serviços prestados.

IV – A EMPRESA

Atualmente, estamos vendo organizações onde os funcionários sentem-se participando e aprendendo o tempo todo, são as “Learning Organization”. Nelas as relações são mais amigáveis entre empregado e empregador, o que permite um novo clima organizacional, onde se veste a camisa do cliente e do mercado. O funcionário torna-se um parceiro e colaborador, tendo em conseqüência maior valorização das suas competências, tornando-o mais empregável no mercado – “empregabilidade”.
A empresa tem de ser mais enxuta, voltada para o mercado, tendo como base a necessidade do cliente na definição de sua forma organizacional (distribuição, logística, tipo de clientela). Um papel mais importante é dedicado para o fornecedor – um parceiro essencial para a consecução das conquistas da empresa.