|
3.
Falta de persistência
O
aluno:
•
Faz poucas tentativas de usar o raciocínio para resolver um problema.
• Não confia em sua habilidade de tratar esse tipo de problema.
• Acredita que o raciocínio não funciona para aquele
problema.
• Sente-se confuso e não inicia um trabalho sistematico.
• Clarifica as partes do problema que podem ser prontamente compreendidos
para depois prosseguir.
• Escolhe uma resposta baseada na consideração superficial
do problema – na impressão ou sentimento daquilo que pode
ser correto.
• Faz apenas uma tentativa superficial e tenta adivinhar uma resposta.
• Resolve o problema de maneira mecânica, sem pensar muito.
• Estuda parcialmente o problema, abandona e pula para uma conclusão.
4.
Falha em “pensar alto”
•
O aluno não verbaliza o problema em detalhes suficientes enquanto
trabalha. Em certos pontos ele para e pensa sem verbalizar seus pensamentos.
Efetua um cálculo numérico ou representa uma conclusão
sem verbalizar ou explicar os passos executados.
|