3. Falta de persistência

O aluno:

• Faz poucas tentativas de usar o raciocínio para resolver um problema.
• Não confia em sua habilidade de tratar esse tipo de problema.
• Acredita que o raciocínio não funciona para aquele problema.
• Sente-se confuso e não inicia um trabalho sistematico.
• Clarifica as partes do problema que podem ser prontamente compreendidos para depois prosseguir.
• Escolhe uma resposta baseada na consideração superficial do problema – na impressão ou sentimento daquilo que pode ser correto.
• Faz apenas uma tentativa superficial e tenta adivinhar uma resposta.
• Resolve o problema de maneira mecânica, sem pensar muito.
• Estuda parcialmente o problema, abandona e pula para uma conclusão.

4. Falha em “pensar alto”

• O aluno não verbaliza o problema em detalhes suficientes enquanto trabalha. Em certos pontos ele para e pensa sem verbalizar seus pensamentos. Efetua um cálculo numérico ou representa uma conclusão sem verbalizar ou explicar os passos executados.



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