Escrevendo a Descrição do Padrão


Na última seção, o solucionador de problemas escreveu esta descrição de padrão:

Descrição do padrão: Adicionar 5, subtrair 3, adicionar 5, subtrair 3, etc.

Há várias outras formas de sentenciar a mesma idéia. Por exemplo, aqui está uma segunda forma.

Descrição de padrão: Alternadamente adicionar 5 e subtrair 3.

Qualquer frase que expressa esta idéia completamente é igualmente boa. O importante é que a descrição do padrão mostre o princípio básico que sustenta o padrão.

Às vezes, diferentes solucionadores de problemas analisarão o mesmo padrão de forma diferente. Aqui está uma outra forma de acessar o problema. Note os números que estão sublinhados.

2 7 4 9 6 11 8 13 __ __ __

Estes números formam uma série: 2 4 6 8. Esta é uma série que simplesmente aumenta em 2 toda vez.
Agora observe os números restantes.

2 7 4 9 6 11 8 13 __ __ __

Estes números forma a série: 7 9 11 13. Esta série também aumente em 2 toda vez.
Uma pessoa poderia olhar o problema original como duas séries separadas e alternadas – uma começando com 2, e outra começando com 7 – e ambas aumentando em 2. Deste ponto de vista, uma descrição de padrão seria:

Descrição de padrão: Duas séries de números alternadas, cada uma aumentando em 2.

Se ao trabalhar os problemas deste capítulo, você e seu parceiro chegarem a diferentes descrições de padrão, primeiro confira se ambos realmente estão corretos. Se eles estiverem, você verá que elas são duas formas de olhar para o mesmo padrão, e ambas formas levarão às mesmas respostas ao preencher as lacunas.

Para alguns dos problemas que você irá trabalhar mais tarde neste capítulo, sentenciar uma descrição de padrão acurada irá desafiar suas habilidades verbais – exercitando-as e fortalecendo-as. O talento para expressar em palavras, coisas que são vistas e sentidas é o que distingue os escritores e oradores de sucesso. Professores também são muito dependentes desta habilidade se eles visam ser eficientes. Por exemplo, um professor de ginástica excelente é capaz de articular claramente as posições, os movimentos, giros e voltas que um estudante deve fazer com seu corpo.

Você viu em capítulos anteriores o quanto é importante a vocalização para o ensino de solução de problemas verbais e matemáticos. Ensinar em qualquer área significa comunicação. De fato, para o resto da sua vida, em ambos, círculos sociais e profissionais, você freqüentemente precisará explicar coisas para pessoas. O melhor que você o fizer, maiores serão suas chances para avanços vocacionais e felicidades pessoal.

A Comissão Boyer da Fundação Carnegie afirma no seu relatório “Reinventing Undergraduate Education (1998)”:

Cada estudante universitário deveria entender que nenhuma idéia está totalmente formada até que esta seja comunicada, e também que a organização requerida para falar e escrever é parte do processo de raciocínio que capacita uma pessoa a entender completamente o material... Habilidades de análise, explicações claras de materiais complicados, concisão, e lucidez deveriam ser os pontos principais da comunicação...

Para os problemas neste capítulo, se você conseguir preencher as lacunas você saberá qual é o padrão. Se o padrão é um pouco complexo, não espere ser capaz de descreve-lo com apenas cinco ou dez palavras. Pode ser necessário 25 ou 30 palavras – talvez 3 sentenças – para descrever um padrão de forma suficiente para que outras pessoas entendam-no pela sua descrição. Demore o tempo que for necessário para fazer o trabalho de descrever o padrão bem.



Copyright © 2019 UPIS.