As melhorias contínuas são obtidas pelo desenvolvimento de todo o quadro funcional nas técnicas de localização e solução de pequenos problemas, que sempre existem nas rotinas atuais.

A alta gerência deve procurar dividir o seu tempo, aproximadamente, da seguinte maneira:

  • inovação 30%;
  • melhorias contínuas 60%;
  • rotina 10%.

A média gerência, por sua vez, deve procurar dividir da seguinte forma:

  • inovação 10%;
  • melhorias contínuas 70%;
  • rotina 20%.

Os supervisores devem procurar utilizar o tempo da seguinte forma:

  • inovação 10%;
  • melhorias contínuas 50%;
  • rotina 40%.

O restante do quadro de pessoal, representado no modelo com MdO, deve dividir seu tempo em:

  • inovação 0%;
  • melhorias contínuas 20%;
  • rotina 80%.

Os principais motivos das falhas dos novos projetos, nos países em desenvolvimento, são:


  • as normas internacionais de qualidade são ignoradas;
  • não há formação de grupos multifuncionais;
  • os clientes não participam da elaboração do projeto;
  • os fatores a serem controlados durante a operação não são considerados.

Os projetos, sem técnica e qualidade, transformados em rotina da empresa, se deterioram com o tempo. Criam-se as conhecidas crises, por não terem pontos de controle.



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