4.4 - O canal

A palavra canal, hoje largamente utilizada em comunicação humana, significa, segundo Beltrão, "o instrumento, natural ou artificial, mediante o qual se emitem e recebem as mensagens". De acordo com Angeloni “é o meio ou veículo pelo qual o emissor e o receptor são ligados e que possibilita à mensagem circular”.


Canal é, portanto, o elemento do processo comunicacional por meio do qual o emissor transmite sua mensagem (pode ser a própria voz transmitida por meio da boca) e a faz chegar até o receptor, que capta a mensagem transmitida (neste caso, os ouvidos) e faz com que ela chegue ao cérebro para decodificação e resposta.

A escolha do canal é fator fundamental para o sucesso da comunicação. De acordo com Schuler, o meio, o canal físico para veicular a mensagem, representa papel determinante no processo de comunicação. Ele é que possibilita que a mensagem chegue ao receptor-alvo no momento oportuno, com a intensidade e frequência desejadas.

Existem canais naturais (como vimos, a boca, os ouvidos, a visão etc.) e artificiais, que consistem daqueles meios criados pelo ser humano (como e-mail, telefone etc.). Geralmente, quanto mais canais são utilizados no processo comunicacional, mais completa será a emissão/captação da mensagem.

Vejamos um exemplo, para ilustrar melhor: uma palestra. Nela, o palestrante ilustra a sua explanação com mensagem verbal (voz), com gesticulação adequada (movimentos corporais), utilizando painéis, recursos multimídia, dentre outros elementos visuais e sonoros.

O público, por sua vez, utiliza-se de seus canais receptores, captando os sons (sistema auditivo), as imagens (visão) e dando suas respostas: intervém expressando-se por meio da fala e de gestos, elaborando perguntas, ponderações etc.



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