Resumo

Em seu sentido original, o termo comunicação tem o significado de tornar comum, ou seja, tornar aquela ideia que está sendo transmitida de conhecimento de todos, passível de entendimento pelas pessoas.

A comunicação é tão presente e tão necessária à interação entre as pessoas que pode ser considerada como uma necessidade básica do homem. É por meio dela que são transmitidos padrões de vida, valores e cultura, constituindo-se, na prática, no elemento mais importante do processo de socialização humana.

De forma geral, a comunicação pode ser verbal ou não verbal. A verbal é aquela feita por meio de palavras, escritas ou orais, e a não verbal é a que ocorre através de gestos, olhar, tom de voz etc.

Numa visão histórico-temporal, a comunicação passou por diversas etapas de evolução: oral, do alfabeto, do manuscrito, da tipografia e da eletrônica.

Até o final do século XVIII, o objetivo principal da comunicação era a persuasão. A partir de então, os objetivos da comunicação passaram a ser: informar, persuadir e divertir.

Atualmente, a comunicação tem por objetivo influenciar com intenção. Busca alterar as relações originais entre o emissor e o ambiente em que ele está inserido.

O objetivo da comunicação possui as seguintes dimensões:

  • quem?
  • como?
  • a intenção;
  • tipo de influência.


Copyright © 2010 AIEC.