6 – A internet

Em meados da década de 90 do século passado, foi lançada, em caráter comercial, a internet. Surgida no final dos anos 60 como uma rede de computadores vinculada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos (a Arpanet), passou a ser interligada a outras, normalmente ligadas a universidades e departamentos de pesquisa, até chegar ao grande público naquela época.

O modelo de fluxo de comunicação da internet permite tanto a interação de um para um como um para muitos ou de muitos para muitos. Stasiak e Barrichello apresentam os seguintes tipos de fluxos:

A letra a indica a típica comunicação entre dois pontos, havendo um emissor e um receptor. Pode ser ilustrada pelo envio de uma mensagem por e-mail para um destinatário único.

A letra b demonstra uma emissão de um para muitos, típica da comunicação de massa, que pode ser exemplificada por uma rádio, um jornal ou uma revista on-line.

A letra c mostra diversos emissores enviando uma mensagem para um receptor, caso que ocorre quando as pessoas enviam e-mails para o serviço de atendimento ao consumidor no site de uma empresa, por exemplo.

A letra d ilustra a troca de mensagens entre emissores e receptores em número indeterminado, de forma dinâmica. Poderíamos pensar em redes sociais, como o Orkut e o Facebook, para evidenciar esse tipo de fluxo comunicacional.



Copyright © 2010 AIEC.