7 - Corrente contemporânea

Da corrente de administração contemporânea, fazem parte estudiosos ligados à gestão do conhecimento, como Davenport e Prusak, Nonaka e Takeuchi, Stewart, Sveiby e Morrison, cujo auge da repercussão de suas obras teve lugar na década de 90 do século passado, principalmente.


Thomas H. Davenport (1954)
Fonte: http://www3.babson.edu/Academics/faculty/tdavenport.cfm


Ikujiro Nonaka (1935)
Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/serie-gurus-da-administracao/

Eles propõem modelos para que o conhecimento possa fluir dentro do contexto das organizações e tornar-se fator de vantagem competitiva e determinante para o sucesso dos negócios das empresas.

Saiba +

Segundo Angeloni e Fernandes, a complexidade ambiental, na qual as organizações passam a estar inseridas, modifica o paradigma da comunicação empresarial até então voltado à transmissão de informações.

O grande desafio dessa função administrativa, comunicação, passa a ser o da transmissão do conhecimento dentro das dimensões interna e externa, assim como em todas as direções e sentidos da organização. Essa relevância do conhecimento dentro das organizações se dá pelo fato de que ele passa a ser a única vantagem competitiva duradoura de uma empresa.

Na ótica da gestão do conhecimento, a comunicação auxilia a estimular o processo de compartilhamento do conhecimento na organização não apenas no espaço físico da empresa, mas com possibilidade de se ampliar além dessas fronteiras, utilizando-se especialmente de dispositivos baseados na internet, como o e-mail, no que se costuma denominar de meios virtuais (aqueles nos quais não existe suporte físico para fluxo da comunicação).



Copyright © 2010 AIEC.