| 2.2 – Níveis No ambiente organizacional, a comunicação ocorre, de acordo com Gaudêncio Torquato, em quatro níveis: intrapessoal, interpessoal, grupal e coletivo. O nível intrapessoal corresponde a fatores relacionados ao comportamento do indivíduo, suas habilidades e atitudes, suas condições pessoais para atuar no processo comunicacional. Problemas relacionados ao nível intrapessoal são relativos à fala, como a gagueira, ou de capacidade de compreensão ou de raciocínio, por exemplo. O nível interpessoal abrange a comunicação direta, entre duas pessoas, realizada de forma privada. Neste caso, se os indivíduos forem de diferentes níveis hierárquicos (como gerente e subordinado, hipoteticamente), pode haver ocorrência de ruído – no sentido de o gerente dar uma determinação, por exemplo, e ser mal interpretado pelo subordinado. O nível grupal contempla situações do cotidiano organizacional em que o processo de comunicação ocorre entre mais de duas pessoas, como reuniões e palestras. Problemas no nível grupal são relacionados à potencial duração excessiva desses eventos, monotonia gerada por tom de voz do emissor etc. O nível
coletivo abarca o uso de meios de comunicação
(como boletins, jornais e revistas) para realização da comunicação.
A fonte de problemas no nível coletivo é justamente essa
mediação da mensagem, que pode ser interpretada (nesses
casos, por meio da leitura) de maneira diversa da que originalmente intencionada
pelo emissor quando da elaboração dela. |
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