Tendo em vista esses objetivos, podem-se encontrar, na literatura acadêmica, diversos conceitos de comunicação empresarial (ou comunicação organizacional, termos que consideramos equivalentes, para nosso estudo, e que utilizaremos de forma intercambiável, de agora em diante).

Cahen define comunicação empresarial como:


Uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa, que tem por objetivo: criar (onde ainda não existir ou for neutra), manter (onde já existir), ou ainda, mudar para favorável (onde for negativa) a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.

Pimenta define comunicação empresarial como:


O somatório de todas as atividades de comunicação da empresa, como atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de diversas áreas da comunicação, tais como relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, propaganda e marketing, dentre outras.

Destaca-se, na abordagem da autora, a alusão ao seu caráter funcional, voltado ao conjunto de atividades postas em prática a partir de métodos e técnicas oriundas de diversas disciplinas – jornalismo, marketing, relações públicas etc.



Copyright © 2010 AIEC.