1 – O surgimento da comunicação empresarial

Os estudiosos costumam associar as origens da comunicação empresarial ao surgimento da atividade de relações públicas, considerada a função predecessora da comunicação empresarial.

Em 1906, o norte-americano Ivy Lee deixou de atuar no jornalismo ao ser contratado pelo magnata John Rockefeller para modificar a percepção da opinião pública sobre o empresário – que, então, tinha imagem muito negativa.

Ivy Lee marcou o surgimento das relações públicas, ou da assessoria da imprensa, por meio de uma declaração de princípios, enviado em forma de carta a editores de mídia impressa. Nela, procurava tornar claro o papel da sua atuação.

Ivy L. Lee (1877-1934)

Fonte: http://www.nytimes.com/2005/02/13/business/
yourmoney/13flak.html?_r=1&pagewanted=3

A declaração de princípios afirmava:


“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem.

Nosso assunto é exato. Maiores detalhes sobre qualquer questão serão dados prontamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato.

Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

Com sua atuação, Ivy Lee modificou a percepção negativa em relação ao empresário Rockeller e a suas empresas – e, a reboque, acabou criando uma nova profissão: a de relações públicas.



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