Para Argenti, empresas de sucesso vinculam a comunicação à estratégia por meio da estrutura organizacional, fazendo com que o gestor da comunicação organizacional se reporte diretamente ao presidente da empresa. Com isso, a área acaba tendo acesso à estratégia diretamente por meio daqueles que estão no mais alto nível hierárquico da organização. E conclui:


As equipes de comunicação empresarial desempenham um papel fundamental na definição de missão da empresa – a pedra angular da estratégia geral do negócio – e da comunicação dessa missão a públicos internos e externos.

Outro aspecto relevante a considerar quando falamos em decisões sobre a forma de atuação da comunicação empresarial é: centralizá-la, mantendo-a na matriz, ou descentralizá-la, permitindo que as unidades tenham autonomia para lidar com as atividades de comunicação?

A resposta a essa questão não é única: de acordo com Argenti, vai depender de fatores como:

• tamanho da empresa (pequena, média ou grande?);

• dispersão geográfica (uma única unidade ou várias, espalhadas pelo território de um ou mais países?);

• diversidade de seus produtos (a linha de produtos é limitada ou ampla?).



Copyright © 2010 AIEC.