5 – Planejamento estratégico de comunicação

Segundo Torquato, o planejamento da comunicação organizacional passa por um conjunto de etapas lógicas:

Adiante, tomaremos contato com uma proposta de planejamento estratégico voltado especificamente a assessorias de imprensa.

Anteriormente, tomamos contato com os principais aspectos referentes à comunicação empresarial (barreiras, níveis, fluxos etc.) e conhecemos seus conceitos, objetivos e públicos. Agora, acabamos de saber como ela surgiu, nos Estados Unidos, por meio das relações públicas, e como foi sua chegada e evolução no Brasil.

Também vimos a importância da integração entre as diversas áreas da comunicação organizacional e a necessidade de ser pensada estrategicamente, com alinhamento entre a comunicação e a estratégia corporativa. Adiante, analisaremos a comunicação empresarial em si, seu funcionamento, as atividades que a constituem etc., a partir de suas duas dimensões: a interna e a externa.


Para ir além

O portal da Aberje (http://www.aberje.com.br/) disponibiliza muita informação sobre comunicação empresarial, como revistas, monografias, dissertações etc. Faça uma visita!



Copyright © 2010 AIEC.