3.3 – Tipos de comunicação interna

A partir dessas constatações, abordaremos a comunicação interna sob a ótica da comunicação administrativa, do endomarketing e da comunicação social voltada ao público interno.

3.3.1 – A comunicação administrativa

De acordo com Torquato:


Comunicação administrativa é aquela que abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da organização, normalmente de caráter técnico-normativo, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais.

Em outras palavras, contempla, principalmente, normas e orientações para execução do trabalho cotidiano, materializada na forma de documentos (como instruções, normativos, portarias, memorandos etc.), que entopem os canais da organização, prejudicando suas operações, ou seja, ao invés de chegarem ao destinatário, param no meio do processo de transmissão, em função de problemas gerenciais, do acúmulo administrativo e da excessiva quantidade de canais de comunicação.

Além dos documentos mencionados, Torquato registra diversos outros problemas, distorções e falhas relacionadas à comunicação administrativa, como:

• excesso de informações;
• ausência de tempestividade (as informações não chegam no momento adequado, demorando até chegar ao público-alvo);
• defasagem tecnológica da comunicação (uso excessivo do meio impresso);
• inadequação de canais.



Copyright © 2010 AIEC.