3.3.3 - Comunicação social voltada ao público interno

As ações de comunicação social direcionadas ao público interno são coletivas (no sentido de massivas), veiculadas por mídias como jornais, revistas, rádio, televisão e intranet.
Entre os objetivos da comunicação social em ambientes organizacionais, Torquato aponta:


• projetar um conceito adequado das organizações perante seus públicos (no caso, o interno), consistente com suas políticas, crenças e valores;
• criar, manter e desenvolver formas de comunicação que contribuam para a melhor operacionalidade dos sistemas e das atividades;
• desenvolver harmoniosamente o espírito de equipe;
• projetar junto a centros irradiadores de opinião e poder o pensamento ideológico da organização;
• acompanhar e influenciar o meio ambiente, criando e desenvolvendo representações junto aos poderes institucionais do país.

Para atingir esses objetivos, são utilizados, no âmbito organizacional interno, meios de comunicação tipicamente de massa, como jornais, revistas, rádio e televisão – como visto anteriormente. Essas mídias atendem a características inerentes ao jornalismo: atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva. As duas últimas referem-se à abrangência temática dos conteúdos, à dispersão geográfica e à circulação das mensagens para uma coletividade, como características massivas.



Copyright © 2010 AIEC.