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Para o autor, muitas vezes, esses documentos entopem os canais da organização, prejudicando suas operações, ou seja, ao invés de chegarem ao destinatário, param no meio do processo de transmissão, em função de problemas gerenciais, do acúmulo administrativo e da excessiva quantidade de canais de comunicação. Para minimizar esses aspectos dificultadores e aprimorar a comunicação, o autor sugere um programa de aperfeiçoamento, com foco em diversas ações. O termo endomarketing provém da junção do prefixo grego éndon , que significa ação ou movimento para dentro’, com marketing. Assim, grosso modo, significa o conjunto de ações de marketing voltado para dentro – ou seja, para o público interno da organização. Bekin conceitua endomarketing como ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos aqueles valores destinados a servir o cliente. Angeloni afirma que o endomarketing está sustentado em três premissas: 1. o mercado é orientado para o cliente, que só pode ser conquistado e retido por meio de um serviço excelente; 2. colaboradores são um ativo valioso e constituem o primeiro mercado para organização, devendo ser tratados como clientes e valorizados como pessoas; e 3. excelência de serviços para os clientes e gerenciamento de pessoas significam muito mais do que sorrisos e tapinhas nas costas; significam desenvolver e comprometer os colaboradores com os objetivos e decisões da empresa. Esse conjunto de ações de marketing voltadas ao público interno das empresas tem como missão básica, para Torquato, contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização, ao crescimento contínuo de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos. As ações
de comunicação social direcionadas ao público interno
são coletivas ou de massa, por meio de mídias como jornais,
revistas, rádio, televisão e intranet. |
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