Há diversos outros indicadores de resultados da atividade de assessoria de imprensa, tais como:

• número de reuniões com jornalistas e entrevistas de porta-vozes da empresa,
• número de editoriais,
• número de repórteres que entraram em contato (indicadores de natureza quantitativa),
• mudança no tom das matérias ou natureza da cobertura (de natureza qualitativa).

Atualmente, uma das formas para realizar essa avaliação de resultados é por meio da auditoria de mídia.


    A auditoria de mídia é o processo de caracterizar com precisão e profundidade, em dado momento, o posicionamento da imprensa com relação à organização e suas fontes ou temas. Essa auditoria permite, ainda, avaliar uma situação para estabelecer um planejamento mais consistente, fazer correções de rumo, aprofundar mensagens e identificar oportunidades.

O principal instrumento utilizado para esse fim é a avaliação de percepção, obtida a partir de entrevistas com jornalistas-chave, por intermédio das quais se identificam conhecimento, posicionamento e interesse pelos temas.

Para alguns autores, a auditoria de mídia desempenha uma função estratégica, agregando informação ao trabalho de clipping e, com isso, transformando informação em conhecimento. Isso ocorre porque, diferentemente da clipagem, que privilegia a análise quantitativa de dados sobre a presença da empresa em diversas mídias, a auditora de mídia analisa qualitativamente essas informações.

Com base nisso, podem-se definir estratégias para posicionar ou reposicionar a imagem de uma organização perante os públicos de interesse e a própria opinião pública, bem como identificar oportunidades de divulgação.



Copyright © 2010 AIEC.