2 – Cultura organizacional

Assim como cultura, o conceito de cultura organizacional tem diversas acepções, de acordo com o período histórico, a ciência da qual advém e a corrente teórica a qual se vincula cada autor.

Beyer e Trice definem cultura organizacional como uma rede de concepções, normas e valores, que são tomadas por certas e que permanecem submersas à vida organizacional. E completam: para criar e manter a cultura, essas concepções, normas e valores devem ser afirmados e comunicados aos membros da organização de uma forma tangível.

O negrito aplicado ao termo “comunicados” por nós busca destacar a necessidade de que os as normas e valores que compõem a cultura necessitam ser divulgados, recebidos e compreendidos pelas pessoas para que se ela se efetive. Perceba como esse processo de difusão cultural guarda semelhança com o cerne do processo comunicacional – emissão de mensagem, recepção e decodificação.

César acrescenta outra definição de cultura organizacional, como sendo o modo habitual de pensar e agir, que deve ser apreendido e aceito, que é mais ou menos compartilhado por todos os empregados da empresa.

Novamente, aplicamos o negrito à palavra “compartilhado” para ressaltar que esse compartilhamento ocorre por um processo comunicacional – explícito ou tácito.

Destaque também ao pensar e agir que é mais ou menos comum às pessoas – a relativização se deve ao fato de as pessoas terem graus diversos de adequação a essa cultura, aceitando-a com menor ou maior intensidade, maior ou menor envolvimento com ela.



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