Assim, cultura e comunicação têm um processo de influência mútua entre elas, de forma a que a cultura seja acionada pela comunicação e a comunicação sofra a influência da cultura da empresa.

Nesse sentido, Marchiori afirma que quando em uma organização as pessoas dispõem da mesma informação e compreendem que são parte integrante da vida organizacional, que possuem valores comuns e partilham dos mesmos interesses, os resultados fluem. O reconhecimento dos valores compartilhados proporciona aos indivíduos uma linguagem comum com a qual todos podem colaborar.

As ações empreendidas pelas empresas, tanto interna quanto externamente, costumam ser eivadas dos valores e princípios caros a elas. Exemplos disso são os patrocínios de projetos culturais e esportivos e os investimentos em projetos de preservação ambiental.

Quando investem nesse tipo de iniciativa, as empresas estão comunicando a seus diversos públicos (clientes, fornecedores, funcionários etc.) que esses valores são importantes para elas. Com isso, o público interno encontra referência para as atitudes e comportamentos esperados dele pela empresa e o externo, permite inferências sobre preocupações que guiam a produção e comercialização de produtos e serviços por aquelas empresas, bem como dos valores que norteiam a atuação delas.



Copyright © 2010 AIEC.