Imagem empresarial

A percepção de uma empresa pode se originar antes ou depois da interação do público com ela. O momento anterior se refere às informações que uma pessoa lê sobre uma empresa em uma revista ou jornal, ou na opinião de algum usuário de serviço dela, por exemplo. Assim, mesmo que nunca tenha interagido com uma empresa, a pessoa terá formado uma imagem sobre ela.

O momento posterior corresponde àquele em que o usuário compara sua percepção anterior com a que obteve a partir do contato com a empresa – e é quando se forma uma imagem positiva ou negativa sobre ela.

Sob o ponto de vista da empresa, é importante compreender a percepção dela junto a usuários/ clientes/ consumidores, mas também em relação a outros públicos, como os internos (funcionários, contratados etc.) e os externos (investidores, comunidade etc.). Isso se deve ao fato de que, como comentado anteriormente, a formação da imagem de uma organização leva em conta os relacionamentos que ela mantém com os diversos públicos com os quais interage.

A reputação corporativa

Em sua obra, Argenti cita Charles Fombrun, que afirma: “nas empresas em que a reputação é levada em conta, os gerentes dedicam bastante tempo a construir, sustentar e defender essa reputação, seguindo práticas que (1) formam uma identidade única e (2) projetam uma série de imagens coerentes e consistentes para o público”.

Para ele, uma reputação forte tem implicações estratégicas para as empresas, permitindo atrair e reter os maiores talentos, fidelizar clientes e parceiros de negócios – e, com isso, contribuindo para o crescimento e o sucesso comercial delas.



Copyright © 2010 AIEC.