Propaganda corporativa

Um dos meios mais utilizados pelas empresas para divulgar positivamente sua imagem junto a seus públicos de interesse é a propaganda corporativa. Para Argenti, a propaganda corporativa pode ser definida como o uso pago da mídia com fins de beneficiar a imagem da empresa como um todo, e não somente de seus produtos ou serviços. Uma vez que todos os elementos de uma propaganda contribuem para a imagem de uma empresa, tanto a propaganda de um produto específico quanto a propaganda corporativa devem refletir uma estratégia única. A propaganda da imagem corporativa deve “marcar” uma empresa do mesmo modo que a de um produto marca um produto.

O autor cita a existência de três categorias de propaganda corporativa: propaganda para reforçar a identidade ou melhorar a reputação (usualmente associada a momentos em que a empresa encontra-se em processo de expansão ou fusão, com o intuito de reforçar sua identidade, ou em que teve abalo de sua imagem perante a opinião pública e precisa melhorar sua reputação), propaganda para atrair investimentos (que ocorre em momentos em que a empresa deseja expandir seus negócios, entrar em novos negócios, capitalizar-se etc.;) e propaganda para influenciar opiniões (também chamada de propaganda argumentativa, é utilizada para enfrentar situações de ameaças externas, por parte do governo ou de grupos de interesses especiais).



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