5 – A comunicação de crise: antes, durante e depois

A comunicação de crise contempla o conjunto de ações a serem tomadas pelas empresas, antes, durante e depois do surgimento dela.

Michael Kempner, presidente da MWW/Strategic Communication, relaciona cinco passos a serem adotados pelas empresas antes da ocorrência da crise:

• Identifique crises potenciais que podem afetar a empresa;
• Faça relatórios preliminares e respostas às prováveis perguntas;
• Prepare uma lista de nomes de repórteres que fariam a cobertura do fato ocorrido;
• Organize espaço de trabalho e equipamentos para os repórteres; e
• Desenvolva checklists para que detalhes não sejam esquecidos.

Por sua vez, Argenti, enumera os principais passos a serem adotados pelas empresas durante a crise:

1. Assumir o controle da situação.

2. Coletar o máximo de informação possível.

3. Montar um centro de gerenciamento da crise.

4. Comunicar-se com rapidez e frequência.

5. Entender a missão da mídia em uma crise.

6. Comunicar-se diretamente com o público afetado.

7. Lembrar que os negócios devem continuar.

8. Fazer planos para evitar outra crise imediatamente.



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