A comunicação de crise contempla o conjunto de ações a serem tomadas pelas empresas, antes, durante e depois do surgimento dela.

Michael Kempner, presidente da MWW/Strategic Communication, relaciona cinco passos a serem adotados pelas empresas antes da ocorrência da crise:

1. Identifique crises potenciais que podem afetar a empresa;

2. Faça relatórios preliminares e respostas às prováveis perguntas;

3. Prepare uma lista de nomes de repórteres que fariam a cobertura do fato ocorrido;

4. Organize espaço de trabalho e equipamentos para os repórteres;

5. Desenvolva checklists para que detalhes não sejam esquecidos.

Argenti enumera os principais passos a serem adotados pelas empresas durante a crise: assumir o controle da situação; coletar o máximo de informação possível; montar um centro de gerenciamento da crise; comunicar-se com rapidez e frequência; entender a missão da mídia em uma crise; comunicar-se diretamente com o público afetado; lembrar que os negócios devem continuar; e fazer planos para evitar outra crise imediatamente.

Por fim, entre as melhores práticas para a gestão de crise, Silva Neto, citando Ulmer, Sellnow e Seeger, sugere a necessidade de aprender-se com ela, revendo os padrões de prevenção e ampliando o diálogo com os diversos públicos de relacionamento da empresa.



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