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| 2 – A Web 1.0 Em meados da década de 90, contudo, o cenário mudou: foi lançada a internet comercial – no Brasil, esse processou começou em 1995. O período inicial da internet foi marcado por uma comunicação de um para muitos, típica da comunicação de massa. A interatividade ainda era pouca, em função da baixa velocidade de tráfego de dados (devido a pouca largura de banda – inerente à conexão discada, feita por meio de linhas telefônicas), mas também devido a uma ótica guiada por um sistema industrial de disseminação da informação, na qual predominava a figura de um emissor, atuando como centro irradiador da informação para vários receptores. Com isso, a grande maioria dos sites disponibilizava páginas que tinham como função consulta e leitura de informações estáticas, ou seja, os usuários acessavam os sites, obtinham informações e de lá saíam para outras homepages, passivamente. Entre as pessoas,
a interação ocorria basicamente por meio de fóruns,
salas de bate-papo (os chats) ou de e-mails. Não havia participação
dos usuários na criação de conteúdos nem maiores
possibilidades de personalização deles. Assim, o conteúdo
era único, desenvolvido predominantemente pelo emissor para consumo
pelos receptores, tratados de maneira igual, como se fossem uma única
pessoa. |
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