2 – A Web 1.0

Em meados da década de 90, contudo, o cenário mudou: foi lançada a internet comercial – no Brasil, esse processou começou em 1995. O período inicial da internet foi marcado por uma comunicação de um para muitos, típica da comunicação de massa.

A interatividade ainda era pouca, em função da baixa velocidade de tráfego de dados (devido a pouca largura de banda – inerente à conexão discada, feita por meio de linhas telefônicas), mas também devido a uma ótica guiada por um sistema industrial de disseminação da informação, na qual predominava a figura de um emissor, atuando como centro irradiador da informação para vários receptores.

Com isso, a grande maioria dos sites disponibilizava páginas que tinham como função consulta e leitura de informações estáticas, ou seja, os usuários acessavam os sites, obtinham informações e de lá saíam para outras homepages, passivamente.

Entre as pessoas, a interação ocorria basicamente por meio de fóruns, salas de bate-papo (os chats) ou de e-mails. Não havia participação dos usuários na criação de conteúdos nem maiores possibilidades de personalização deles. Assim, o conteúdo era único, desenvolvido predominantemente pelo emissor para consumo pelos receptores, tratados de maneira igual, como se fossem uma única pessoa.



Copyright © 2010 AIEC.