Agora, além das características técnicas de multimedialidade, hipermedialidade e interatividade, inerentes ao cenário 1.0 da comunicação digital, há outras, como:

• Possibilidade de geração de conteúdo pelos usuários;
Compartilhamento de conteúdo entre eles;
• Ocorrência de conversações e diálogos entre emissor e receptor - ao invés da informação sendo gerada a partir de um centro emissor para os receptores.

Nota-se coincidência entre os instrumentos de comunicação e as formas de participação dos usuários, ou seja, os instrumentos funcionam como mídia e por meio deles os usuários participam.

Em ambos, a autora identifica três espécies:

Expressão e opinião – ou seja, o instrumento e a participação como meios condutores da expressividade de seus usuários, com predomínio da escrita;

Produção – ferramenta e participação facilitam a expressão audiovisual; e

Publicação e avaliação – instrumento e participação facilitam o compartilhamento opinativo/ avaliativo dos conteúdos.

Por fim, Saad propõe um modelo de estratégia de presença em ambientes digitais que acentua a necessidade de atenção a alguns pontos primordiais, como a cultura e a imagem organizacionais; os propósitos e as intenções pretendidos com ações de comunicação digital; os públicos de relacionamento da empresa; e as mensagens, a serem elaboradas de acordo com os perfis desses diferentes públicos.



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