4 – As mídias sociais

Essas características do cenário 2.0 estão presentes nos instrumentos (ou seja, nos meios) que viabilizam a participação, a colaboração, a cooperação entre os usuários na internet atualmente. Esses meios são denominados mídias sociais.


Mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento da informação em diversos formatos.

Telles (2010, p.19)

Telles faz uma diferenciação entre mídias e redes sociais, termos que são usualmente empregados de forma intercambiável. Para ele, as redes sociais seriam basicamente sites de relacionamento, como Facebook, Orkut e MySpace, e constituiriam, assim, apenas uma parte, uma categoria das mídias sociais.

Além desses, têm-se diversos outros tipos de sites que fazem parte das mídias sociais, com outros fins além de relacionamentos, como o YouTube (para compartilhamento de vídeos), o Flickr (para compartilhamento de fotos) ou o Slideshare (para compartilhamento de apresentações), entre outros.



Copyright © 2010 AIEC.