Um ponto a ressaltar: a linguagem empregada nas mídias sociais é necessariamente menos formal e mais próxima daquela utilizada pelos próprios usuários quando estão em redes sociais – o que transmite um caráter de informalidade e ajuda a aproximar a empresa de seus usuários e clientes. Com isso, pode-se ser gerar novos negócios ou aumentar a fidelização dos clientes.

Outro ponto é a necessidade de adequação às características da própria mídia que a empresa vai utilizar. O Twitter, por exemplo, tem como característica central a limitação de 140 caracteres por mensagem (por tweet). Assim, é preciso objetividade, concisão e criatividade para transmitir a mensagem com fidelidade tendo em vista essa restrição.


Figura 3 – Página da Natura no Twitter (http://twitter.com/#!/naturanet)

Cabe ressaltar que, além de atentar a esses pontos, precisa-se ter a mesma preocupação quanto à estratégia de comunicação tradicional: as ações via mídias sociais devem ser bem planejadas e conectadas à estratégia macro de comunicação – e ambas, por sua vez, à estratégia corporativa da empresa.



Copyright © 2010 AIEC.