Além dos citados, têm-se diversos outros tipos de sites que fazem parte das mídias sociais, com outros fins além de relacionamentos, como o YouTube, o Flickr ou o Slideshare, entre outros.

Em termos de comunicação digital voltada ao público interno, pode-se observar que a ferramenta mais utilizada é justamente o blog – nesse caso denominado blog corporativo.

Muitas empresas utilizam redes sociais como um canal à disposição dos clientes e usuários para registro de reclamações, sugestões, elogios; esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços.

Por sua vez, as empresas utilizam-nas para divulgar produtos, referenciar notícias ou matérias sobre a empresa publicadas na mídia tradicional ou em outras mídias sociais, lançar novas campanhas, disponibilizar informações gerais sobre a empresa etc. Esse conjunto de ações tem como objetivo último a criação de imagem positiva junto ao público externo.

Muitas empresas, ainda, fazem monitoramento das redes sociais para saber como está sua imagem junto a seus públicos de relacionamento. Um dos resultados desse trabalho é o sensoriamento de opiniões negativas, o que permite às empresas entrar em contato com clientes, pelas próprias redes sociais, para resolver algum problema ou realizar outras ações.

Dois pontos importantes: a linguagem empregada nas mídias sociais é necessariamente menos formal e mais próxima daquela utilizada pelos próprios usuários quando estão em redes sociais; é necessário adequação às características da própria mídia que a empresa vai utilizar.

Cabe ressaltar que, além de atentar a esses pontos, precisa-se ter a mesma preocupação quanto à estratégia de comunicação tradicional: as ações via mídias sociais devem ser bem planejadas e conectadas à estratégia macro de comunicação – e ambas, por sua vez, à estratégia corporativa da empresa.



Copyright © 2010 AIEC.