Resumo

Oratória é, em termos gerais, a "arte da bela expressão falada" ou ainda a "arte de falar em público". Saber utilizar esta arte pode auxiliar o profissional a se comunicar nas mais diversas situações do dia-a-dia.
Córax estabeleceu certas regras para o discurso, dividindo-o nas seguintes partes: proêmio, narrativa, argumentos, observações e sumário.

A oratória tem como auxiliares as atividades humanas e as ciências como a filosofia, a ética, a psicologia, a sociologia, dentre outras.

O discurso obedece a um ciclo vital. O orador deve estar ciente que o seu tema deverá ser escolhido de acordo com um público determinado. O discurso deve referir-se sempre ao ouvinte.

Os atributos necessários a uma comunicação verbal eficaz são: a credibilidade, a voz, o vocabulário, a expressão corporal e a aparência.

O orador tem à sua disposição alguns recursos , que não só servem para manter os ouvintes atentos com também para reanimar um público que esteja desmotivado e desatento. Dentre eles temos: o silêncio, a piada, o exemplo e a máxima.

Uma apresentação de sucesso deverá conter: uma abertura; alguns dados estatísticos; analogias; testemunhos; imagens; e uma conclusão.

Assim como há meios de prender a atenção da plateia, existem erros em que caem até mesmo oradores experientes, e que provocam rapidamente uma parada de atenção a qualquer momento:

• usar a abertura para representar o titulo do discurso ou para reiterar informação.
• abrir seu discurso com um pedido de desculpas.
• cumprimentar as pessoas "importantes" na plateia.
• explicar a sua presença.
• dizer como foi difícil escolher o assunto.



Copyright © 2010 AIEC.