Quando não se pode dar entrevista devido a uma ordem da presidência da empresa, por exemplo, deve-se atender o jornalista e esclarecer por que não pode falar sobre o assunto.

Quando um repórter telefonar querendo uma entrevista, deve-se atendê-lo e descobrir qual o objetivo da matéria e, se for preciso, pedir algum tempo para responder. Durante esse tempo, poderá refletir sobre as conveniências de recebê-lo e consultar outros departamentos envolvidos no assunto ou os dirigentes da empresa, para ver se existe alguma objeção. Evite adiar as entrevistas agendadas.

Evite aproveitar a presença do jornalista para exibir fitas que mostrem produtos ou a história da empresa, ou ainda levá-lo para conhecer as instalações e o funcionamento da empresa, a menos que ele peça. Tudo isso toma tempo e, se não estiver relacionado com a matéria em pauta, talvez não desperte nenhum interesse para ele.

Nos tópicos seguintes, vamos analisar como se deve falar com jornalistas da imprensa escrita, no rádio e na televisão. As recomendações se aplicam, por extensão, a entrevistas dadas a jornalistas de sites ou portais da internet: para aqueles que publicam a entrevista na forma escrita, aplicam-se as recomendações relacionadas à imprensa escrita; para aqueles que as divulgam com utilização de recursos de áudio (como podcasts ou transmissões em streaming de áudio, por exemplo) ou de vídeo (como webcasts ou transmissões em streaming de vídeo, por exemplo), valem as sugestões referentes às seções “como falar no rádio” e “como falar na televisão”, respectivamente.



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