Para uma boa entrevista no rádio, Polito (1999), apresenta as seguintes sugestões:

Prepare-se para a entrevista - ao receber convite para uma entrevista no rádio, descubra qual será o assunto abordado e prepare o material, que poderá servir como fonte de consulta, como livros ou ficha de anotações.

Não perca tempo com cumprimentos e agradecimentos demorados - o rádio é dinâmico e dispensa recursos de aproximação em geral utilizados em outras circunstâncias. Se o entrevistador o cumprimentar, responda apenas com "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Saiba +

Ouça com atenção as perguntas - não atropele o entrevistador, iniciando as respostas antes que ele tenha terminado de formular a questão. Primeiro, porque se os dois falarem ao mesmo tempo, a comunicação ficará incompreensível; depois, se ouvir apenas parte da pergunta, na suposição de que saberá como ela será concluída, correrá o risco de se enganar e responder com informações que não estejam relacionadas com o que foi perguntado.

Evite dar opiniões comprometedoras - se o repórter pedir sua opinião sobre um assunto que possa comprometê-lo de alguma forma, considere as seguintes sugestões: fale sobre a importância do assunto e esclareça porque não pode dar sua opinião.

Revele seu interesse pelo bem-estar social - normalmente, os ouvintes não estarão interessados em admirar suas conquistas materiais, de poder ou suas demonstrações de vaidade. Eles estarão mais dispostos a conhecer seu interesse pelo bem-estar social. Ao abordar uma questão, analise quais aspectos identificariam seu interesse pela coletividade e fale sobre eles. Observe que, analisando a questão pelo lado do bem-estar social, a comunicação será mais bem recebida.

Aborde a questão pelo lado positivo - sempre será possível dar uma resposta a uma questão delicada sem se comprometer e sem demonstrar que está fugindo da pergunta. Exemplo



Copyright © 2010 AIEC.