De acordo com o número de participantes, os cursos de media training apresentam características diversas. Duarte cita os seguintes tipos de cursos:

• O treinamento individual é dirigido a uma única fonte, o que facilita pela especificidade, diminuição da dispersão e concentração da atenção, possibilitando identificar e trabalhar as dificuldades do treinando de forma individualizada.

• O grupo heterogêneo implica a capacitação de pessoas de diferentes áreas ou níveis (técnicos, gerentes, diretores etc.). Com isso, obtém-se boa relação custo x benefício e destina-se, normalmente, a apresentar questões básicas sobre o relacionamento com a imprensa.

• O grupo homogêneo ou temático é voltado a um grupo de treinandos com perfil similar, o que pode ser útil para empresas que desejam dispor de uma série de pessoas em condições de dar entrevistas e estabelecer contato com a imprensa, a partir do alinhamento do discurso entre elas.

• O grande grupo, que, por ser direcionado a grande quantidade de pessoas (50, por exemplo), pode ter um caráter mais generalista, sem realização de exercícios e análises individuais (normalmente, neste caso, trabalha-se com grupos que, por sua vez, elegem um único porta-voz), mas permite uma aproximação ao tema, com a compreensão sobre os aspectos básicos de uma entrevista e do relacionamento com a mídia. Esta modalidade pode ser complementada por um segundo treinamento, posteriormente, dirigido a um grupo mais restrito.



Copyright © 2010 AIEC.