No entanto, cabe ressaltar que o media training não é panaceia para todos os problemas de comunicação da empresa e nem garantia de eficácia total para o relacionamento dela com os meios de comunicação. Storni (2007) relaciona alguns limites desse tipo de treinamento:

• A insuficiência do formato, ou seja, não basta o exercício em um curso: muitas vezes, a situação real apresenta nuances que não são trabalhadas nem previstas num media training;
• A inadequação de cursos de mercado às necessidades específicas de uma empresa (falta de customização);
• A dificuldade de percepção do treinando para compreender os motivadores da imprensa (os interesses envolvidos em determinada pauta, o porquê de determinadas perguntas etc.) e lidar com eles, após o curso, numa situação real;
• A complexidade para se vencer resistências, o que ocorre quando o treinando tem preconceitos ou estereótipos formados sobre a imprensa – pois dificilmente o treinamento será capaz de quebrar disposições arraigadas que a fonte tenha contra a mídia.

Mesmo com esses elementos limitadores, pode-se ver o media training como poderoso instrumento de preparação dos representantes da empresa para o relacionamento com a imprensa, possibilitando disponibilizar as informações mais precisas possíveis e transmitindo imagem positiva da organização para a sociedade.

Para complementar o estudo sobre este assunto, assista o vídeo a seguir, com Nancy Saad, autora do livro Media Training (publicado pela Gente Editora).




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