O media training

Os cursos de media training podem ser realizados por assessoria de imprensa (própria da empresa ou terceirizada) ou contratados junto ao mercado, por meio de palestras, textos, oficinas etc. Para aumentar as chances de sucesso dessas ações de capacitação, Duarte (2010) sugere a necessidade de atentar-se a dois pontos fundamentais: seleção dos porta-vozes corretos e preparação adequada dos representantes da empresa.

De acordo com o número de participantes, os cursos de media training apresentam características diversas. Duarte cita os seguintes tipos de cursos: treinamento individual, grupo heterogêneo, grupo homogêneo ou temático e grande grupo.

No entanto, há limites para esse tipo de treinamento: insuficiência do formato; inadequação de cursos de mercado às necessidades específicas de uma empresa; dificuldade de percepção do treinando para compreender os motivadores da imprensa e lidar com eles, após o curso, numa situação real; e complexidade para se vencer resistências.

Falas circunstanciais

Dentre as falas circunstanciais, temos: uma homenagem, o agradecimento a uma homenagem, um discurso de despedida, a apresentação de um orador e a entrega de um prêmio.

O orador deve estar preparado para a realização destas falas circunstanciais.



Copyright © 2010 AIEC.