3 – Mídias utilizadas na comunicação social voltada ao público interno e na comunicação institucional

A característica principal dos veículos relacionados a essas formas de comunicação é a similaridade com mídias jornalísticas da grande imprensa, especialmente quanto à forma, estilo de redação, qualidade (gráfica, visual etc.), dentre outros.

Lemos e Del Gáudio destacam os seguintes veículos de comunicação empresarial:

Informativo/ boletim: tem como foco a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. Apresenta poucas páginas (usualmente, uma folha frente e verso) e visual simples, com circulação em intervalos curtos (diário, semanal). É recomendado que seja distribuído com agilidade, visando garantir a atualidade da informação contida nele. Habitualmente, é voltado à comunicação com o público interno, mas pode ser direcionado ao externo. Veja um exemplo

Em formato digital, o informativo incrementa sua atualidade em função da rapidez de circulação, inerente ao meio, e baixo custo de distribuição – além de poder abranger públicos maiores e mais dispersos geograficamente, com custos também menores.



Copyright © 2010 AIEC.