4.1. Plano específico de comunicação interna

O autor estrutura este tipo de plano nos seguintes itens:

1. Relembrar as informações sobre o negócio, de forma resumida

Neste tópico, são destacados itens da estratégia, como missão, visão, princípios etc.

2. Determinar os objetivos gerais para a comunicação interna

Aqui, explicita-se o porquê da comunicação interna, em termos de duas situações básicas: a comunicação de rotina, realizada no dia a dia das atividades da empresa, e a comunicação demandada, que surge das necessidades empresariais (não rotineiras).

3. Determinar os objetivos específicos

Abrange os objetivos delineados para a realização dos objetivos gerais, ou seja, para o atingimento dos objetivos gerais, devem ser cumpridos um conjunto de objetivos específicos.

4. Determinar as formas de comunicação interna

Neste item, definem-se aspectos como: meios/ veículos de comunicação utilizados, período de utilização deles etc.

5. Plano de ação

Esta parte constitui a essência do plano, contemplando a descrição das ações a serem realizadas para o sucesso da estratégia de comunicação interna da empresa e, por extensão, à estratégia de comunicação macro dela.
As ações são descritas em termos de:
• O que fazer?
• Como fazer?
• Onde fazer?
• Por que fazer?
• Quem fará?
• Quando fazer?

6. Determinar as formas de controle e avaliação do plano

Define-se, aqui, a maneira como serão acompanhados e mensurados o atingimento dos objetivos (por meio de indicadores, por exemplo), bem como os responsáveis pelo controle e acompanhamento da consecução do plano.

7. Definir sobre o investimento da comunicação interna

Estabelecem-se orçamento e investimentos a serem feitos para a campanha de comunicação interna.

8. Anexos

Reúne quaisquer dados, pesquisas ou informações gerais utilizadas para embasar o plano.



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