Resumo

Como vimos anteriormente, a comunicação de uma empresa não deve ser exercida sem qualquer planejamento ou como se fosse autônoma, sem qualquer relação ou compromisso com o negócio da organização. Assim, estudamos a necessidade de que a comunicação esteja integrada e alinhada com a estratégia de negócios, com a própria estratégia corporativa da empresa.

Para isso, a área de comunicação propõe uma estratégia de comunicação que parta dos pressupostos da estratégia corporativa e que seja alinhada com ela, ou seja, delineia-se um planejamento estratégico da comunicação que guarde relação, que atenda à orientação estratégica da empresa.

Com isso, dentro da própria área de comunicação, realizam-se planejamentos estratégicos das subáreas que a compõem. A soma, de forma sinérgica, dos planejamentos dessas subáreas cria o planejamento estratégico da área de comunicação.

Além do planejamento estratégico, a empresa deve definir sua política de comunicação. Bueno conceitua política de comunicação como um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, que tem como finalidade orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação para uma organização tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse.

Um ponto importante ressaltado pelo autor é o caráter dinâmico da política de comunicação. Ou seja, apesar de ter sido elaborada em determinada época, em certo período histórico, ela não é estática: deve ser permanentemente revisitada e revisada, de forma a que as mudanças que ocorrem no ambiente negocial e no cenário comunicacional sejam permanentemente refletidas nessa política.

Outro aspecto fundamental é a necessidade de que a política seja materializada na forma de um documento. Esse documento deve ser amplamente divulgado junto aos públicos de interesse da empresa, tanto internos quanto externos.

Outra preocupação é a priorização dos públicos internos. Muitas vezes, as empresas acabam dando maior atenção aos públicos externos, quando o envolvimento e o engajamento de funcionários e colaboradores, num primeiro momento, é fundamental para o sucesso da política de comunicação.



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