O público interno pode se constituir no maior defensor da comunicação da empresa e, no dia a dia, é agente fundamental dela – não apenas o pessoal da própria área de comunicação.

Bueno relaciona as etapas para formulação da política de comunicação:

1. fixação de conceitos, objetivos, valores e princípios que devem estar absolutamente claros e expressar a cultura da organização.
2. Identificação dos públicos da empresa, traçando seus perfis e mensurando a importância deles para a organização.
3. realização de diagnóstico sobre a situação da comunicação da empresa em suas dimensões interna e externa.
4. documentação, elaboração do documento que sintetiza a política de comunicação da empresa.
5. divulgação, por meio da qual é dado a conhecer o documento a todos os públicos de interesse.

Internamente, pode-se também utilizar de reuniões, workshops, palestras e outras ações que visem a estimular o conhecimento sobre a política por parte dos funcionários e demais colaboradores.

Encerrado o processo, vale ressaltar o caráter dinâmico da política, o que implica o constante acompanhamento e revisão do documento, possibilitando sua atualização e de forma a que espelhe o cenário comunicacional e macroambiental da empresa.

Visando maximizar as chances de efetividade da política de comunicação (ou seja, de seu amplo conhecimento e correta observância pelas pessoas), a alta direção precisa estar envolvida, desde o processo de formulação até a divulgação dela.

A política de comunicação não deve ser confundida com os planos de comunicação, que têm um caráter mais prático, mais operacional, contendo um conjunto de objetivos e metas a serem atingidas em determinado período de tempo – como bem aponta Bueno.

Assim, poderíamos pensar nas políticas como o balizador, as estratégias como a forma de atuação em determinada área (no caso, em comunicação) e o plano como a sistematização de objetivos e metas que visam ao cumprimento da estratégia de comunicação.

Não há um modelo único, padronizado de plano de comunicação para aplicação em qualquer empresa, de qualquer segmento de atuação. Normalmente, os planos são adequados à realidade e às especificidades e necessidades de cada empresa.

 



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