Ativo Circulante

É preciso lembrar que o Ativo possui dois grupos de contas: Ativo Circulante, e Ativo não Circulante. O Ativo Circulante geralmente é dividido em vários grupos menores, conforme a importância das contas em relação ao total do Ativo. Considerando o Plano de Contas apresentado, temos: Disponibilidades, Clientes, Outros Créditos, Estoques e Despesas Antecipadas.

O Ativo Circulante diz respeito aos valores numerários que a empresa possui e aos créditos a receber até o final do exercício seguinte. O Realizável a Longo Prazo compreende os créditos da mesma natureza, mas conversíveis em dinheiro em um prazo maior.

Utilizando como exemplo um Balanço encerrado em 31.12.09, teremos:

• Todas as Duplicatas a Receber com vencimento até 31.12.10 serão consideradas de curto prazo e classificadas no Ativo Circulante.
• As Duplicatas a Receber com vencimento a partir de 01.01.2011 serão classificadas no Ativo Realizável a Longo Prazo(subdivisão do Ativo não Circulante).

Vejamos então a composição do Ativo Circulante:

Disponibilidades: agrupa os valores numerários disponíveis em caixa e em estabelecimentos bancários com direito a imediata utilização, assim como as aplicações de curtíssimo prazo e liquidez absoluta.

Clientes: agrupa a conta Duplicatas a Receber e as respectivas contas retificadoras.

  • Duplicatas a Receber: são valores relativos a vendas a prazo, cujos recebimentos se darão até o término do exercício seguinte.
  • Duplicatas Descontadas: referem-se aos valores recebidos antecipadamente relativos às duplicatas vicendas. As duplicatas são descontadas em um Banco mediante transferência da propriedade dos respectivos títulos para a instituição financeira que o descontou. Trata-se de uma conta retificadora, pois, tendo sido recebidas antecipadamente, estas duplicatas não representam crédito a receber. Elas permanecem na conta Duplicatas a Receber porque a empresa tem responsabilidades sobre elas. Se os clientes não pagá-las, a empresa deverá efetuar o pagamento ao Banco.
  • Provisão para Devedores Duvidosos: é constituída para reduzir o saldo da conta Duplicatas a Receber porque as empresas geralmente têm prejuízos com seus clientes. Para determinar o seu valor, a empresa toma como referência o histórico das perdas e as informações relevantes sobre os seus clientes.


Copyright © 2010 AIEC.