O encerramento das Contas de Resultado ao final do período é necessário porque não se pode misturar despesas e receitas de um período com gastos e ganhos do exercício seguinte, e assim sucessivamente. Dessa forma, depois de apurado o lucro ou prejuízo, é preciso deixar as contas de despesas e receitas com saldo zero, para que, quando se iniciar a contabilização do próximo período, os dados não venham a misturar-se.

O processo de zerar os saldos das contas de despesas e receitas ao final do exercício é denominado encerramento das Contas de Resultado.

Ao final do período, quando se vai fazer a apuração do lucro, faz-se ao mesmo tempo o encerramento das Contas de Resultado e o levantamento do Balanço Patrimonial.

O primeiro passo a executar é a criação da conta de apuração "Lucros e Perdas" ou "Resultado do Exercício", que servirá de resumo de todas as Contas de Resultado (despesas e receitas).

O segundo passo é transferir para essa conta todos os saldos das contas de despesas e receitas, zerando-as. Para tanto, as contas de despesas terão um lançamento a crédito do valor total de seu saldo final, em contrapartida a débito em Lucros e Perdas; enquanto as contas de receitas terão um lançamento a débito de seu saldo final, creditando-se a Lucros e Perdas.

A conta de Lucros e Perdas é uma conta de apuração, ou seja, é uma conta de caráter intermediário e transitório, com a finalidade única de apurar um valor, o lucro ou prejuízo. Por isso, ela é aberta no fim do exercício e encerrada no mesmo dia.



Copyright © 2010 AIEC.