Embora o Balancete seja de muita utilidade, não detectará toda a amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contábeis. Por exemplo, ele não evidencia o débito ou o crédito na conta errada, uma vez que os totais do Balancete continuarão iguais.

Não se deve confundir Balancete com Balanço. O Balanço Patrimonial é uma peça contábil acabada, pronta para todos os usuários da informação, sejam eles usuários internos ou externos. O Balancete é de utilização do contador e dos usuários internos que conhecem tecnicamente a informação contábil. Eis porque, geralmente, o Balancete é enviado aos diretores das áreas administrativas e financeiras.

A diferença fundamental entre o Balancete e o Balanço é que no Balancete constam as Contas de Resultado (despesas e receitas), que compõem a Demonstração de Resultados do Exercício, enquanto no Balanço Patrimonial tais valores estão sintetizados na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados do grupo Patrimônio Líquido.

O Balancete serve como base para a elaboração de relatórios contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício. Observe.



Copyright © 2010 AIEC.