Resumo

As contas podem ser classificadas em dois grandes grupos: Contas Patrimoniais e Contas de Resultado.

As Contas Patrimoniais representam os elementos patrimoniais do ATIVO e PASSIVO. Elas são, também, denominadas permanentes, pois sempre existirão enquanto durarem os elementos patrimoniais que representam.

As Contas de Resultado têm a função de registrar informações sobre despesas e receitas. Elas são chamadas contas transitórias, pois só duram um Exercício Financeiro.

As Contas Patrimoniais fazem parte do Balanço Patrimonial e não são utilizadas para a Demonstração de Resultados, enquanto as Contas de Resultado só são utilizadas para a Demonstração de Resultados e não fazem parte do Balanço Patrimonial.

As contas de apuração são Contas de Resultado em que o saldo final não é definido antecipadamente, podendo ter saldo credor ou devedor. O exemplo clássico é a conta que faz o encerramento das Contas de Resultado, denominada "Lucros e Perdas" ou "Resultado do Exercício". Todas as contas de despesas e receitas são nela lançadas, apurando-se o Lucro (saldo credor) ou Prejuízo (saldo devedor) do período.

O encerramento das Contas de Resultado é necessário porque não se pode misturar despesas e receitas de um período com gastos e ganhos do exercício seguinte, e assim sucessivamente. Dessa forma, depois de apurado o lucro ou prejuízo, é preciso deixar as contas de despesas e receitas com saldo zero, para que, quando se iniciar a contabilização do próximo período, os dados não venham a misturar-se.

O primeiro passo a executar para o encerramento das Contas de Resultado é a criação da conta de apuração "Lucros e Perdas", que servirá de resumo de todas as Contas de Resultado. O segundo passo é transferir para essa conta todos os saldos das contas de despesas e receitas, zerando-as.

A conta de Lucros e Perdas é uma conta de caráter transitório, com a finalidade única de apurar o lucro ou prejuízo. Por isso, ela é aberta no fim do exercício e encerrada no mesmo dia.

Após apuração do lucro do período e verificadas as distribuições devidas, o valor remanescente de lucro será transferido para o Patrimônio Líquido da empresa. Assim, a conta Lucros e Perdas terá o seu saldo eliminado pelas distribuições de lucros e transferências para as contas de Reservas de Lucros. No caso de prejuízo, o saldo deverá ser transferido para a conta Prejuízos Acumulados.

O Balancete de Verificação é essencialmente uma ferramenta de trabalho do contabilista. A palavra verificação vem do fato de que o Balancete serve para comprovar a exatidão dos registros feitos no livro Razão. Embora ele seja de muita utilidade, não detectará toda a amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contábeis. O Balancete serve, ainda, como base para a elaboração de relatórios contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício.

Não se deve confundir Balancete com Balanço. O Balanço Patrimonial é uma peça contábil acabada, pronta para todos os usuários da informação, sejam eles usuários internos ou externos. O Balancete é de utilização do contador e dos usuários internos que conhecem tecnicamente a informação contábil.

A diferença fundamental entre o Balancete e o Balanço é que no Balancete constam as Contas de Resultado (despesas e receitas), que compõem a Demonstração de Resultados do Exercício, enquanto no Balanço Patrimonial tais valores estão sintetizados na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, do grupo Patrimônio Líquido.

A periodicidade do levantamento do Balancete fica a critério de cada entidade, mas, em geral, ele é feito mensalmente. O Balancete permite ao administrador acompanhar os efeitos de sua gestão, orientando-o na tomada de decisões.

O primeiro passo a ser dado para o encerramento do Exercício Financeiro de uma empresa é o levantamento do Primeiro Balancete Final de Verificação (Antes dos Ajustes), na mesma data que representará o saldo de todas as Contas Patrimoniais e de Resultado.

A elaboração de um Balancete de Verificação começa pela listagem dos fatos do período, continua com a escrituração do razão ou esquematização das Contas T e, finalmente, elabora-se o Balancete.

O módulo apresenta um esquema básico, em três passos, para o processo de encerramento das Contas de Resultado.



Copyright © 2010 AIEC.