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4 - Devoluções
e Abatimentos
- Em determinadas circunstâncias, o comprador devolve total ou parcialmente
a mercadoria por sentir-se prejudicado. Isto ocorre quando a mercadoria
está em desacordo com o pedido, geralmente por questões
de preço, qualidade, quantidade ou pela ocorrência de avaria.
Um exemplo bastante atual é o caso de produtos que, embora mantenham
o seu preço unitário, tenham reduzida a sua quantidade na
lata ou pacote. Isso geralmente é constatado pelo peso do produto,
ou seja, a lata de 1 kg passa a conter 900 gramas do produto. Esse procedimento
pode dar origem a devolução da mercadoria, pois revela um
aumento de preço disfarçado.
Contabilmente, as devoluções de vendas não devem
ser deduzidas diretamente da conta "Vendas", mas registradas
na conta "Vendas Canceladas" que tem saldo de natureza contrária
ao da conta "Vendas".
Algumas vezes, a empresa vendedora propõe um abatimento no preço
(desconto) para compensar o prejuízo do comprador e para evitar
a devolução. Tanto a devolução como o abatimento
são deduzidos da RECEITA BRUTA.
Suponha-se
que a Cia. Picareta tenha vendido R$ 8.000,00 de mercadorias de má
qualidade, metade para um comprador e 25% para cada um dos outros dois
compradores. A empresa A devolveu 20% do lote e, para evitar devolução,
a empresa B aceitou a proposta de 10% de abatimento e a C, de 15%.
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CÁLCULO
DAS DEDUÇÕES
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DRE
- CIA. PICARETA
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Empresa
A
(20% de devolução) = R$ 800,00
Empresa B
(10% de abatimento)= R$ 200,00
Empresa C
(15% de abatimento)= R$ 300,00 |
RECEITA
BRUTA R$ 8.000,00
( - ) DEDUÇÕES:
- Devoluções
R$ 800,00
- Abatimentos
R$ 500,00
RECEITA LÍQUIDA R$ 6.700,00
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