4 - Devoluções e Abatimentos - Em determinadas circunstâncias, o comprador devolve total ou parcialmente a mercadoria por sentir-se prejudicado. Isto ocorre quando a mercadoria está em desacordo com o pedido, geralmente por questões de preço, qualidade, quantidade ou pela ocorrência de avaria.

Um exemplo bastante atual é o caso de produtos que, embora mantenham o seu preço unitário, tenham reduzida a sua quantidade na lata ou pacote. Isso geralmente é constatado pelo peso do produto, ou seja, a lata de 1 kg passa a conter 900 gramas do produto. Esse procedimento pode dar origem a devolução da mercadoria, pois revela um aumento de preço disfarçado.

Contabilmente, as devoluções de vendas não devem ser deduzidas diretamente da conta "Vendas", mas registradas na conta "Vendas Canceladas" que tem saldo de natureza contrária ao da conta "Vendas".

Algumas vezes, a empresa vendedora propõe um abatimento no preço (desconto) para compensar o prejuízo do comprador e para evitar a devolução. Tanto a devolução como o abatimento são deduzidos da RECEITA BRUTA.

Suponha-se que a Cia. Picareta tenha vendido R$ 8.000,00 de mercadorias de má qualidade, metade para um comprador e 25% para cada um dos outros dois compradores. A empresa A devolveu 20% do lote e, para evitar devolução, a empresa B aceitou a proposta de 10% de abatimento e a C, de 15%.

CÁLCULO DAS DEDUÇÕES
DRE - CIA. PICARETA
 Empresa A
(20% de devolução)  = R$ 800,00
 Empresa B
(10% de abatimento)= R$ 200,00
 Empresa C
(15% de abatimento)= R$ 300,00

 RECEITA BRUTA    R$ 8.000,00
 ( - ) DEDUÇÕES:

  • Devoluções      R$    800,00
  • Abatimentos    R$    500,00


 RECEITA LÍQUIDA R$ 6.700,00



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