5 - Apuração do resultado antes da contribuição social - As despesas e receitas não relacionadas diretamente com o objetivo do negócio da empresa eram classificadas como não operacionais. Mudanças recentes na Lei 6.404/76 extinguiram esse grupo de contas. Com isso, as receitas e despesas anteriormente classificadas como “não operacionais” devem ser classificadas como “outras receitas operacionais” ou “outras despesas operacionais”.

Outras Receitas Operacionais são ingressos provenientes de transações atípicas não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa. São exemplos dessas receitas: venda de ativos permanentes, tais como venda de veículo, de máquinas ou equipamentos (imobilizado), ou venda de ações (investimentos). Exemplificam outras despesas operacionais: baixas de ativos permanentes, como máquinas obsoletas e os prejuízos com imóveis ou equipamentos decorrentes de sinistros.

O Resultado não Operacional é encontrado mediante o somatório das receitas não operacionais menos as despesas não operacionais.

Equivalência Patrimonial é a contrapartida do critério de avaliação específico dos investimentos permanentes relevantes em sociedades controladas e coligadas.

Saldo de Correção Monetária é a conta que reflete os efeitos da inflação sobre os elementos patrimoniais, quando esse procedimento for obrigatório.



Copyright © 2010 AIEC.