7 - Apuração do resultado líquido

A Apuração do Resultado Líquido é efetuada deduzindo-se do Resultado Depois do Imposto de Renda as Doações e Contribuições, bem como as provisões para Participação de Debenturistas, de Empregados, de Administradores e de Partes Beneficiárias.

  RESULTADO DEPOIS DO IMPOSTO DE RENDA
     ( - ) Doações e Contribuições
     ( - ) Provisão para Participação de Debenturistas
     ( - ) Provisão para Participação de Empregados
     ( - ) Provisão para Participação de Administradores
     ( - ) Provisão para Participação de Partes Beneficiárias
      = RESULTADO LÍQUIDO

As doações e contribuições são dirigidas às fundações com a finalidade de assistir o quadro de funcionários; às previdências privadas com o objetivo de complementar a aposentadoria; às cooperativas de empregados; etc.

As participações somente são deduzidas do Resultado do Exercício depois de computada a provisão para o Imposto de Renda. Elas são determinadas, sucessivamente, com base nos lucros que remanescerem.

Provisão para Participação de Debenturistas. As debêntures poderão assegurar a seus titulares juros fixos ou variáveis, participação nos lucros das empresas e prêmio de reembolso.

Provisão para Participação de Empregados. Se previsto pelo estatuto, os empregados terão participação no lucro anual da empresa.

                   Provisão para Participação de Administradores.
                   Provisão para Participação de Partes Beneficiárias.

O RESULTADO LÍQUIDO, quando positivo, denomina-se Lucro Líquido. Ele é a sobra líquida à disposição dos proprietários (sócios ou acionistas).



Copyright © 2010 AIEC.